quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bancos de Leite Materno do RN precisam de doações


Secretaria de Estado da Saúde quer sensibilizar as mães que têm leite em excesso para que mantenham as doações neste período.




Uma situação típica dos meses de verão se concretiza mais uma vez. A queda do número de doações de leite materno preocupa as coordenações dos bancos de leite do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) quer sensibilizar as mães que têm leite em excesso para que mantenham as doações neste período.

O exemplo do banco de leite da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), em Natal, ilustra esta realidade preocupante. Nesta quarta-feira, dia 04, o banco contou com apenas 6 litros de leite em seu estoque, o que não é suficiente para alimentar os bebês que se encontram internados na UTI Neonatal e no projeto Mãe-Canguru. Segundo informações da coordenadora do banco, Ana Zélia Pristo, para atender a demanda são necessários 10 litros de leite por dia.

“Infelizmente esta é a realidade de todos os bancos de leite do Estado”, lamenta a coordenadora de Aleitamento Materno da Sesap, Evanuzia Dantas. Ela explica que os bancos são interligados, o que possibilita que um possa doar leite para outro que esteja com baixos estoques. “O problema é que neste período a situação está difícil para todos”.

As mães que estão amamentando seus bebês e que têm leite em excesso podem ir diretamente aos Bancos de Leite para fazer a doação ou entrar em contato por telefone para solicitar a coleta em domicílio. O Rio Grande do Norte possui cinco bancos de leite materno, sendo três na capital, um em Parnamirim e outro em Mossoró.



Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário